Fotos: Divulgação/PMSM
Com objetivo de coibir o consumo de bebida alcoólica junto à direção, mais uma Operação Balada Segura ocorreu entre o final da tarde e a noite deste domingo (20). Na ação, foram abordados 115 veículos, e dois condutores ingeriram bebida alcoólica conforme resultado do teste de etilômetro (0,06 mg/l e 0,31 mg/l), sendo aplicadas as penalidades de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
As barreiras foram montadas em trechos das avenidas Dores e Hélvio Basso, bairros Dores e Uglione, respectivamente.
O superintendente de Trânsito, Alexandre Brondani Carvalho, explica que do total dos condutores abordados, quatro se recusaram a realizar o teste do etilômetro e foram autuados conforme a legislação. Durante a Operação, um condutor foi flagrado conduzindo o veículo com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias, sendo aplicadas as penalidades, conforme o CTB. Uma condutora fugiu da barreira com a motocicleta, sendo autuada de acordo com o que prevê o CTB.
Ainda na ação deste domingo, foram abordados cinco veículos com o licenciamento vencido, foi oferecido a opção para pagamento dos débitos através do aplicativo bancário, como prevê a Lei Estadual 55.514/2020 denominado Veículo Legal e regulamento pelo Decreto 55.735/2021. Destes, três condutores optaram pelo pagamento no local, não sendo aplicada a medida administrativa de remoção, e dois que optaram pelo não pagamento tiveram os veículos removidos, conforme estabelece a legislação de trânsito.
A Operação Balada Segura deste domingo foi realizada pela Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), com apoio da Brigada Militar.
Dados da Operação:
- Veículos abordados: 115
- Total de autuações: 32
- Autuados por recusa: 4
- Autuados por teste: 2 (0,06 mg/l e 0,31 mg/l)
- Testes de etilômetro: 111
- Veículos removidos: 3
*Com informações da Prefeitura de Santa Maria